sabato 17 dicembre 2011

FORTALEZA BRASIL (ULTIMAS NOTICIAS)


antônio bezerra
Viaduto passa por reordenamento
Publicado em 17 de dezembro de 2011 
No local, será construída uma praça com equipamentos para a prática de atividades de arte, lazer e esporte
FOTO: FABIANE DE PAULA
Vendedores ambulantes e veículos que faziam transporte de passageiros foram retirados do local

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Executiva Regional (SER) III, realizou, na manhã de ontem, uma operação de reordenamento urbano no viaduto do Antônio Bezerra.

A iniciativa seguiu orientação do Ministério Público e do Grupo de Trabalho de Ocupações de Espaços Públicos da Prefeitura que recomendaram a remoção do comércio irregular, assim como, a proibição do transporte de passageiros daquela região e a ocupação ilegal de espaços públicos.

Participaram da operação agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

O fluxo intenso de veículos, por se tratar de uma rodovia federal, BR 222, a obra de ampliação do terminal do Antônio Bezerra e a insegurança no local são as principais causas que motivam a decisão do Ministério Público e da Prefeitura para a retirada desses pontos.

"Esse é mais um trabalho rotineiro de fiscalização da Regional III para garantir a ordem do espaço público. A exemplo disso, retiramos ambulantes da Faculdade de Medicina, no Rodolfo Teófilo, e de alguns pontos de comércio indevido da Avenida Bezerra de Menezes", ressalta o chefe de gabinete da Regional III, Arnóbio Gomes.

No espaço, serão construídos equipamentos para a prática de atividades de arte, lazer e esporte, com aparelhos para ginástica, quadra poliesportiva e praça com iluminação especial. Essa intervenção tem impacto direto com a ampliação do terminal de integração do Antônio Bezerra.

Melhorias

O comerciante Rubens Herculano trabalha há 20 anos próximo ao local onde aconteceu o reordenamento e acredita que a situação poderá melhorar, mas desde que seja feito o que a Prefeitura prometeu. "Com equipamentos para a prática de esporte e lazer o viaduto vai melhorar bastante, pois até hoje trafegar por aqui é muito complicado", afirmou.

Ele disse que é importante a instalação de iluminação e também policiamento no local para que "os marginais não voltem a atacar os cidadãos, assim como transporte de passageiros não atue mais naquelas ruas".

Para o vendedor Alexandre Studart, sem o grande número de vans e carros que ficavam debaixo do viaduto, a situação no local vai melhorar. "Para qualquer um, transitar por ali era muito difícil, pois os veículos esperavam por seus passageiros estacionados em fila dupla".

Além disso, ele acrescentou que aconteciam muitos roubos e vários usuários de drogas se reuniam no local. "Tudo que você pode imaginar acontecia por ali. Era um perigo para qualquer pessoa", destacou.

De acordo com o motorista Francisco Augusto Sousa, é preciso que a Prefeitura retire também as pessoas que moram debaixo do viaduto, do outro lado de onde a ação aconteceu, no sentido Caucaia/Fortaleza.

"Do outro lado, existem muitos problemas também. Quem mora por ali consome drogas e também pratica assaltos. As pessoas de bem ficam com medo de passar por aqui", completou o motorista.

Ele acredita que a ação realizada ontem vai ajudar muito quem passa todos os dias pelo local. "Antes, esse lugar era um verdadeiro inferno. Espero que agora a situação melhore", completou o motorista.

Nessun commento:

Posta un commento